Las Tapecerias de Pastrana.

Ver el tema anterior Ver el tema siguiente Ir abajo

Las Tapecerias de Pastrana.

Mensaje  Soaressousa el Sáb Jun 12, 2010 11:34 am

Exposição no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa - A Invenção da Glória. D. Afonso V e as Tapeçarias de Pastrana. 12 Junho - 12 Setembro de 2010.

Afonso V de Portugal (1432-1481), o Africano. Conquistou no norte de África: Alcácer Ceguer, Anafé,Argila, Tânger y Larache.


"A exposição ‘A Invenção da Glória. D. Afonso V e as Tapeçarias de Pastrana’ reúne pela primeira vez em Portugal os quatro monumentais panos, tecidos em Tournai por encomenda de D. Afonso V, conservados na Colegiada de Pastrana desde o século XVI e recém-restaurados sob o patrocínio da Fundação Carlos de Amberes. Peças de extraordinária monumentalidade e absolutamente únicas em termos da produção borgonhesa, relatando as conquistas de Arzila e Tânger, a sua encomenda e produção — ainda envolta em sombras — enquadra-se num programa mais vasto, de construção mítica da História, que o conjunto de obras em seu redor agora reunidas procura enquadrar e problematizar".

"RESTAURO E ITINERÂNCIA DAS TAPEÇARIAS DE PASTRANA
As tapeçarias que agora se exibem no Museu Nacional de Arte Antiga, no quadro da exposição A Invenção da Glória. D. Afonso V e as Tapeçarias de Pastrana, puderam ver-se, a partir de Janeiro de 2010, nos Musées Royaux d’Art et d’Histoire de Bruxelas e no Palácio del Infantado de Guadalajara, no contexto da Presidência Espanhola e Belga da União Europeia, devendo seguidamente ser mostradas em Toledo e, finalmente, na Fundación Carlos de Amberes de Madrid. Para levar a cabo o restauro e a sua itinerância a Fundación Carlos de Amberes contou com a colaboração constante da Diocese de Sigüenza Guadalajara e o apoio de outras instituições: a Fundação Inbev-Baillet Latour, a Fundación Caja Madrid, a Fundación Juan Entrecanales de Azcárate, a Consejería de Cultura de Junta de Castilla-La Mancha e a Diputación Provincial de Guadalajara. A exposição destas tapeçarias em Lisboa, integrada nas comemorações do 25º Aniversário da Assinatura do Tratado de Adesão de Portugal e de Espanha às Comunidades Europeias, beneficiou do solidário apoio da Embaixada de Espanha em Portugal e, bem assim, das seguintes entidades: Câmara Municipal de Lisboa, Turismo de Portugal, Fundação Batalha de Aljubarrota, Ferroser Ferrovial, Carris, Metropolitano de Lisboa, Caja Duero, Caixa Geral de Depósitos, Banco Espirito Santo, Lusitânia - Grupo Montepio, RTP, RDP e Heritage Hotéis".

Citado in Foro de la Ordem de Cavalaria do Sagrado Portugal.
avatar
Soaressousa
MERCENARIO
MERCENARIO

Cantidad de envíos : 52
Fecha de inscripción : 18/04/2010
Localización : Viseu . Portugal

Ver perfil de usuario

Volver arriba Ir abajo

Re: Las Tapecerias de Pastrana.

Mensaje  Donna Ysabel de Montblanc el Sáb Jun 12, 2010 10:57 pm

Muito obrigada pela informacao!! Smile Interessante!! Very Happy
avatar
Donna Ysabel de Montblanc
Alferez De Fernando III
Alferez De Fernando III

Cantidad de envíos : 832
Fecha de inscripción : 11/08/2009
Edad : 45
Localización : Tierras de Magerit

Ver perfil de usuario

Volver arriba Ir abajo

Ver el tema anterior Ver el tema siguiente Volver arriba

- Temas similares

 
Permisos de este foro:
No puedes responder a temas en este foro.